sábado, março 13, 2010

Oscar


(congresso nacional de Brasília)

"Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."



Oscar Niemeyer

Arquitecto reconhecido em todo o mundo, Niemeyer tem uma visão própria da arquitectura, o seu estilo inconfundível é marcado pelas formas curvilíneas, e pela procura da beleza. Completamente contra a ideologia d"a forma segue a a função", transformou a beleza no aspecto fundamental da sua arquitectura.


Em 2007, Fabiano Maciel, realizou um documentário intitulado "A vida é um sopro", sobre a vida e a obra do arquitecto. Mais do que um documentário, o filme apresenta-se como uma história descontraída pautada, com conversas em ambiente informal com o Niemeyer. São 90 minutos muito bem empregues, que oferecem um contacto "real" com o pensamento do arquitecto, melhor que qualquer descrição jamais feita numa qualquer aula de teoria da arquitectura.
Mesmo que não se goste da sua arquitectura ostentativa, Niemeyer é e será sempre uma referência, quer pela sua arquitectura, quer pela sua maneira de ver o mundo.




Sem comentários: