A casa do chá, uma obra do Siza Vieira, mais pricisamente a sua 5ta obra (1956 - 1958) é sem duvida alguma algo que nos deixa extasiados.A nossa visita decorreu na passada 5ta feira, quando nos foi proposta uma aula de projecto na concreta que decorria na exponor. Ora para quem não sabe a concreta é uma feira de materiais, e que realmente contem coisas importantes, e que dispertam a nossa curiosidade, isto é nas 1as duas horas, depois, as dores nos pes, e o cansaço apodera-se, é ja pedimos por uma saida!! Uma vez no exterior, e não sem trazer uma molhada de sacos com coisas que não interessam nem ao menino jesus, surge a pergunta, onde vamos? Não vamos obviamente desperdiçar uma ida ao Porto e não ver algumas das obras que por la se encontram... Estando em matosinhos o obvio é ir ver a casa do cha e as piscinas naturais. Depois s ouver tempo a casa da musica.
Chegando á casa do cha, ja depois de cada um ter uma francesinha nu buxo, vamos pois tomar um cafe. Nada do que me dissessem me podia ter preparado p o que vi. Não sei s era de ter as espectativas baixas, mas a verdade é que nenhum de nos ficou indiferente a tal beleza, a tal harmoniedade, a tal perefição na relação do terreno com o edificio.
Foi simplesmente de cortar a respiração.
Tendo em conta que tamos a falar de um edificio que tem 43 anos não é de todo um pequeno elogio. É tambem de fazer notar de que a casa do cha, foi construida com esse proposito, e assim continua, a mobilia, é exactamente aquela que o Siza desenhou, a disposiçao é a mesma de a tantos anos.Quem nunca viu aconcelho vivamente.
As piscinas, estão neste momento em obras, e por isso interditas ao publico, mas mesmo assim dá para perceber que tem aquele toque de genio que o Siza deixa em tudo o que faz.
Quanto a casa da musica, não foi possivel visitar devido a problemas tecnicos dos gps´s;P

Sem comentários:
Enviar um comentário