quinta-feira, abril 01, 2010

AutoCAD vs ArchiCAD

Sei que é um tema recorrente, e basta digitar no google algo do género para aparecerem logo alguns blogues com posts sobres este assunto, no entanto também tenho direito à minha opinião.

"Sempre" trabalhei com autoCAD, quando digo sempre refiro-me desde que comecei a usar programas de desenho à cerca de 9 anos(desde o 10º ano no curso de desenhador projectista). Acho um programa fantástico, extremamente livre, simples de usar, e que não restringe em nada o utilizador. Sempre que me falavam noutro programa defendia o autocad com unhas e dentes, e nunca me aventurei muito tempo num outro programa. Até agora. 

Quando, no final do curso comecei a procurar na net alguns possíveis atelier´s para mandar currículos e portefólios, constatei que é recorrente pedirem aos candidatos domínio em programas não vectoriais mas de modelação 3d. E que o mais frequente era o ArchiCAD, no entanto há quem exija revit, 3d studio, e muitos exigem dois deles juntos, enfim, tudo e mais alguma coisa. 

Decidi então fazer um curso de ArchiCAD, pois para além de me dar um diploma e uma mais valia no currículo, o facto de a empresa formadora ter um protocolo com a ordem dos arquitectos possibilita o uso do diploma como formação para a ordem. Já tinha umas luzes do programa na faculdade, mas nada de especial, foi com alguma surpresa que me vi surpreendido pelo programa. É sem dúvida alguma fácil de usar, e esta última versão ArchiCAD 13 é fantastica. 

Vantagens do Archicad:
  • o facto de trabalharmos num modelo 3d, diminui o risco de erros de projecto;
  • todos os materiais e composições de paredes são facilmente editáveis;
  • reduz o tempo de projecto, pois ao contrário do autoCAD, este programa faz cortes e alçados de maneira automática, e permite ao utilizador trabalhar nos próprios cortes actualizando automaticamente as plantas e alçados;
  • permite completar os desenhos com informações externas em 2d, por exemplos os pormenores construtivos podem ser desenhados em autocad e depois inseridos no archicad, e sempre que o ficheiro dwg for alterado ou corrigido, o archicad actualiza o desenho. 
  • permite o trabalho em equipa, no mesmo ficheiro, o que traz vantagens quando estamos a trabalhar em equipa.
Sinceramente fui convertido ao ArchiCAD, no entanto como todos os outros programas necessita de trabalho e prática, e a medida que vamos conhecendo melhor o programa, menos segredos este tem, e mais facilmente se torna a sua utilização.

Qual a vossa opinião em relação a este tema? Com que programa trabalham e porquê? Acham que tenho alguma razão no que digo, ou estou temporariamente demente? Deixo aqui algumas imagens produzidas em Archicad ao fim de mais ou menos 1 mês de experiência.


1 comentário:

Unknown disse...

ouh continuo de pe atras com o archicad, pode ter muitas vantagens mas o autocad é muito mais livre, desenhas o que queres como queres, enquanto que o archicad é tudo muito condicionado...tens de fazer parede X com medida Y altura Z etc..no cad desenhas as linhas e pronto! talvez tu me despertes alguma curiosidade no archicad e passo e partilhar da mesma opiniao ;) *